Será que você está na "esteira da vida"?
Sabe quando tu te sentes cansado/a de tentar e tentar, mas parece que não sai do lugar?
Geralmente quando isso acontece as pessoas recorrem ainda mais a leituras sobre gestão de tempo, produtividade, formação de hábitos etc
Eu, particularmente, sou fã de leituras sobre hábitos e sempre indiquei Hábitos Atômicos, mas recentemente conheci micro-hábitos e achei mais didático e com um método mais simples e aplicável, principalmente para quem está começando a ter contato com o assunto.
Durante a leitura me peguei refletido muito sobre os hábitos que tenho formado, os que tenho abandonado e quais quero desenvolver, e porquê.
E numa dessas reflexões fiquei pensando em algo que chamo de esteira da vida.
Afinal, não adianta querer formar bons hábitos se a direção está errada..
Bom..permita-me explicar:
Sabe quando tu ta andando numa esteira, mas obviamente não sai do lugar, e se paras pra descansar em cima dela, ela te leva e te joga no chão?
E sim, tu podes até ficar melhor condicionado, se sentir feliz e realizado com o feito de andar 100km lá.. mas no final do dia, se o teu objetivo era andar 100km na direção de algum lugar, sinto te informar que não adiantou de nada todo esse esforço.
Os indicativos que eu noto em quem ta na esteira da vida:
Lê diversos livros, mas não absorve nenhum conhecimento (volume pode não dizer nada)
Acorda cedo porque acha que vai resolver a vida, mas vive cansado (acordar às 5h pode ser autoengano, não disciplina)
Trabalha longas horas, mas não vê retorno claro
Espera ter “tempo livre” pra mudar a vida, mas desperdiça o tempo que tem
Vive preso na possibilidade de futuro, mas ignora o presente
Consome muito, mas cria pouco
Sente que está fazendo mil coisas ao mesmo tempo, mas não avança.
Quer organizar a rotina, melhorar os hábitos para produzir mais, fazer mais, trabalhar mais, realizar mais…
E qual o problema disso tudo?
Não sei se é um problema, mas como eu vejo…
A nossa cultura se espelha demais no modelo dos USA:
→ Liberdade é ter dinheiro para “comprar tempo”.
Já o modelo Europeu é mais numa linha de:
→ Liberdade é não precisar de tanto dinheiro para aproveitar o tempo.
É comum encontrarmos por aqui as pessoas que acham que..
É importante ter o carro do ano…
É importante ter um relógio que te posicione…
É importante ter roupas de marca…
É importante manter uma agenda lotada…
E aí muitos compram essa ideia de que tem que fazer mil e uma coisas para ter essas coisas "importantes", mas que no final do dia o seu círculo próximo não dá a mínima, e a pessoa nem queria tanto aquilo assim.
Muitos acreditam que é necessário estar em todas as redes em todos os momentos, mas no final do dia estão exaustas e mal aproveitam as 16h em que normalmente ficam acordada.
Não vão dar uma volta na rua e tomar sol, não passeiam no fds com a família, não assistem mais série porque se culpam em “desperdiçar o tempo", e vivem como se estivessem em dívida com alguma espécie de versão idealizada de si mesmos.
Correndo na esteira a toda velocidade, ficando exaustos e não chegando a lugar nenhum.
Querendo construir “hábitos grandiosos"…
O problema não é falta de movimento, é a falta de direção.
Do que adianta ler 24 livros para postar para os outros, mas não lembrar de nenhum?
Do que adianta correr para se mostrar saudável no Strava, mas não cuidar o mínimo da alimentação?
Do que adianta acordar as 5h e passar o dia cansado porque foi dormir 00h?
O estar ocupado tem se tornado algo bonito.
É bonito e vende se mostrar alguém produtivo, mas essa “produtividade” é um recorte de um momento.
Quando você pensar em hábitos, comece micro e vá crescendo.
Não se compare com o contexto do outro.
Fique tranquilo em desacelerar o passo, desde que constantemente se pergunte “pra onde eu tô indo com tudo isso?"
Tenta sair do automático.
Desligue a esteira.
Se esse texto fez sentido pra você, já compartilha com alguém que também precisa desse “toque".


Caraca Fernanda muito bom, um dos melhores textos que li essa semana!! e você está certíssima em todos os pontos que colocasse, me ajudasse a abrir a visão para algumas coisas que já sabia mas que gostava de ignorar para continuar na zona de conforto sabe? Obrigada! Seu texto está maravilhoso