O projeto que move o ano
#45 (a 1ª news do ano)
Qual é a “uma coisa” que puxa as outras?
Eu me dei conta disso recentemente: apesar de fazer mil coisas ao longo do ano, quase sempre existe uma que puxa todas as outras.
No ano passado, eu foquei em um grande projeto.
E neste ano… estou fazendo exatamente a mesma coisa.
É meio estranho falar “focar em uma coisa só”, porque ao longo do ano a gente faz mil coisas… mas olhando pra trás eu percebi que, nos últimos anos, sempre existiu um projeto central "guiando" o ano.
E o mais curioso: isso já acontecia comigo desde o início da minha carreira, só que de forma totalmente inconsciente.. e eu acho que é assim com muuuuita gente!
⚠️ Aviso rápido aqui ⚠️
No dia 7 de março vou fazer uma imersão de 4 horas focada em prospecção estratégica e vendas, e também vou lançar oficialmente minha mentoria.
Porque este é o meu ano da mentoria!
O link está aqui! Abre, entende se faz sentido pra ti e pro teu momento… e com toda certeza será um prazer te ver lá.
Agora, bora pro conteúdo.
Pensar a vida em projetos
Recentemente eu fiz uma viagem internacional onde caminhei muuuito.
E, no meio das caminhadas e subidas de escadas carregando mala, pensei:
“Será que com 80 anos eu conseguiria andar tudo isso, subir essas escadas e carregar malas pesadas?”
Aquilo me levou a uma reflexão:
Quantos anos de vida eu imagino ter, num cenário realista? Uns 70 anos pela frente? (eu espero haha)
Quando a gente pensa em anos, parece muito, mas quando pensa em um ano, pode ser pouco. Se pensa em projetos, às vezes um ano é mais do que suficiente, e às vezes não é nada.
Então pensei:
Se eu tiver mais uns 70 grandes projetos na vida, quais seriam eles?
Eu sei que alguns vão durar mais de um ano… outros, menos. E muitos vão se sobrepor.
E o legal é que pensar assim aliviou minha ansiedade de querer as coisas “logo”, mas aumentou meu senso de urgência em fazer algumas coisas antes do que eu imaginava (principalmente o que exige a parte física rs).
Os anos de projetos foram os que mais me marcaram
Eu percebi que os anos em que tive projetos claros, são os anos mais fáceis de lembrar com detalhes. Pra citar apenas alguns:
Tive o ano de construir a reserva financeira (25 anos). Vi um amigo sair de um cargo de liderança porque tinha liberdade financeira pra escolher com calma o próximo passo.. Aquilo virou o meu grande objetivo de vida!
Li MUITO, fiz cursos, aprendi sobre metas, investimentos… e hoje tenho uma carteira que me deixa tranquila… e sigo estudando e investindo.
Tive o ano do inglês, porque eu queria trabalhar em empresa gringa.. estudei com profª particular, fiz cursos, comecei a me puxar na leitura e me arriscar mais na fala. Passei no processo seletivo e fiquei na empresa por 2 anos.. de lá pra cá já viajei 2x a trabalho para os EUA.
Depois, o ano da criação de conteúdo no LinkedIn, postando todos os dias, construindo consistência e reconhecimento. Fui chamada pra eventos, mentorias, palestras e reconhecida pela Favikon como autoridade em vendas SaaS B2B.
E ano passado foi o ano do YouTube e do Substack. Pro YT eu investi grana em mentorias, equipamentos, edição… Aprendi sobre iluminação, criar roteiro, como gravar etc…foram longos 10 meses até emplacar o primeiro vídeo do canal que puxou os demais. E pro substack passei a ler mais e a escrever muuuuito mais.
Era o ano de aprender e ser consistente, não de acertar tudo.
O mais legal disso é que eu não precisava que desse “certo rápido”, porque eu estava aprendendo ao longo do caminho… pensar em projeto e tentar estimar a duração dele é algo alivia a pressão.
É tipo cuidar da saúde! É um projeto pra vida toda.. não tem negociação aqui! Tu podes até deixar ela em segundo plano por um tempo, mas ela precisa voltar pro eixo.
Agora, este é o ano da mentoria.
É o ano de estruturar aulas, aprender sobre lançamentos, formar grupos, errar, ajustar e evoluir. Não existe pressa em provar “sucesso”… eu tenho um ano inteiro para aprender.
E pensar que tenho um ano todo pra aprender e que sei que no final estarei muuuito melhor, deixa tudo mais fácil!
Tira o peso do “dar certo agora”
Quando eu comecei a pensar em anos e projetos eu percebi que não adianta pensar que tudo vai acontecer amanhã ou mês seguinte. Porque na grande maioria das vezes simplesmente não vai.
Eu não pensava que o YouTube ia "dar boa” em três meses.
Assim como não penso que mentoria provavelmente vai ser o que to pensando pro primeiro lançamento.
Pode acontecer para algumas pessoas de tudo dar certo de primeira? Pode.
Mas, no geral, não é assim que a vida acontece…
Pensar em projetos de um ano tira o foco do curto prazo e daquela pressão constante de “precisa dar certo logo”. Em vez disso, o foco vai para o aprendizado, para o processo e para tudo que se constrói enquanto se está em movimento.
Nunca começamos do zero
Nada se perde…
A gente vai carregando os anos anteriores junto:
o inglês que foi prioridade em um ano
a disciplina financeira construída em outro
o hábito da atividade física que foi estabelecido
as pessoas conhecidas, as experiências vividas, as lições aprendidas.
Cada novo ano carrega os anteriores e vai formando quase que um efeito de juros compostos. Eu acho isso maravilhoso!
Qual o projeto que move o teu ano?
Pensa no teu trabalho por um instante.
Se tu tivesse que resumir tudo em um grande projeto, qual seria? Não uma meta solta, mas algo que, se evoluir, puxa o resto junto?
Vamos imaginar alguém que trabalha com vendas… O grande projeto pode ser: fazer diagnósticos melhores.
A partir disso, a pergunta deixa de ser abstrata e vira prática:
• O que eu preciso aprender para fazer diagnósticos melhores?
• Quem pode me mentorar? São colegas da empresa?
• Quais eventos fazem sentido eu ir?
• Quais pessoas eu preciso acompanhar de perto?
E, talvez o mais importante: como eu vou perceber, no dia a dia, que estou melhorando?
Quais ferramentas, métricas ou rituais me ajudam a enxergar essa evolução?
Quando tu define um projeto grande, ele automaticamente se desdobra em ações pequenas, e tu faz o que mais importa.
E mesmo que, no final do ano, tu sintas que ainda não chegou exatamente onde querias, uma coisa é certa: tu vais estar muito melhor do que está hoje. Porque teu esforço não foi aleatório, foi direcionado.
Olhar para trás e ver a materialização daquilo que foi definido lá no começo é algo maravilhoso!
E ps.: tu podes ter mais de um projeto ao longo do ano (o meu norte é a mentoria, mas sigo com conteúdos nas redes, atividade física, planos de viagens etc)
E por aí, qual teu projeto norte?
E já temos vídeo novo no canal:

